Comissão Científica

Em processo de articulação com as pessoas especialistas

Cales Alves da Costa Junior
Sou Educador Matemático e mestre em Desenho, Cultura e Interatividade pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Ensino e pesquiso no curso de formação de Educador(a) Matemático(a) no Campus VII da Universidade do Estado da Bahia. Desenvolvo pesquisa sobre os processos e seus dispositivos no campo dos livros par
aescolares da Matemática, bem como Filosofia e História da Matemática. Produzo dispositivos para o desenvolvimento das pessoas que estão aprendendo a Matemática entre outras ciências transversais. Pesquiso sobre as pessoas e suas práxis no Campo da cidade de Feira de Santana. Acredito que falar em Educação é expressar e celebrar a emoção de aprender. (Texto informado pelo autor).


Graduado em Matemática Licenciatura pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2012). Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2015) e Mestre em Educação Matemática Universidade Estadual de Santa Cruz (2015) . Professor Substituto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).Tem experiência na área de Matemática e Educação, com ênfase em Educação Matemática, Ensino de Matemática e Cálculo, Avaliação da aprendizagem e Lógica Fuzzy. (Texto informado pelo autor).



Edmo Fernandes Carvalho
Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica do Salvador (2004). Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação, pela Universidade do Estado da Bahia (2006) e Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências - PPGEFHC, UFBA/UEFS (2015). Doutorando no mesmo programa de pós-graduação. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Didática das Ciências, Matemática e Tecnologias (NIPEDICMT/UFBA) e do Laboratório de Inovação e Pesquisa em Educação Matemática (LIPEM/UFOB). Atua nos seguintes temas: Didática da Matemática, Formação docente, Modelos de aprendizagem por investigação. (Texto informado pelo autor). 



Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, UFBA/UEFS. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pela UFBA/UEFS. Graduada em Licenciatura em Matemática, pela Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS. Integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Didática das Ciências, Matemática e Tecnologia-NIPEDCMT, na área de Didática da Matemática e tecnologias. Atualmente é Professora Assistente do Departamento de Ciências Exatas, da Área de Educação Matemática na Universidade Estadual de Feira de Santana. Possui experiência na área de educação matemática, em especial na área de didática da matemática e tecnologias. (Texto informado pelo autor)


Gláucia Maria Costa Trinchão
Graduada em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Universidade Federal da Bahia - Escola de Belas Artes -EBA.UFBA, em 1984. É mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU.UFBA, desde 1999. Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, em 2008, no Rio Grande do Sul. Atualmente é professora titular de Desenho na Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, onde também ministra aulas na Pós-graduação Lato Sensu (Especialização em Desenho Registro e Memória Visual) e Stricto Sensu (Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade). Lidera o grupo de pesquisa Estudos Interdisciplinares em Desenho, vinculado ao CNPq e coordena o Programa de Pesquisa Integrada: Estudos Interdisciplinares em Desenho, vinculado à UEFS. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Desenho, atuando principalmente nos seguintes temas: desenho, cultura, arte, história da educação, especialmente em Desenho. É ex-bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford., Ex-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenho: Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade (Acadêmico). (Texto informado pelo autor)

Joubert Lima Ferreira
Doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências - UFBA/UEFS -, graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana, tem experiência na área de Educação Matemática. É coordenador do Laboratório de Inovação e Pesquisa em Educação Matemática (LIPEM) da UFOB, pesquisador do Laboratório de Integração e Articulação entre Pesquisas em Educação Matemática e Escola (LIAPEME-UEFS), do Grupo de Articulação, Investigação e Pesquisa em Educação Matemática (GAIPEM). Foi membro do Grupo de Pesquisa História - Matemática - Educação (GHAME) da UFBA e do Grupo Colaborativo em Modelagem Matemática da UEFS. Atualmente é professor da área de Educação Matemática na Universidade Federal do Oeste da Bahia, atuando nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática. (Texto informado pelo autor)

Neylane dos Santos Oliveira
Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia-UFBA, graduada em Ciências Contábeis pela UFBA, desenvolve pesquisa no Laboratório de Pesquisa em Contabilidade de Gestão da UFBA, foi bolsista de Iniciação Científica Voluntária 2009-2010 e Bolsista PIBIC 2010-2011, Monitora em 2011, atua com trabalhos de pesquisa em Sistema de Informação e Comunicação, Educação e temas ligados a Gestão Ambiental Corporativa. Professora da Universidade do Estado da Bahia-UNEB e da Faculdade Anísio Teixeira -FAT. (Texto informado pelo autor)


Olga Maria Barreiro Claro
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (1976). Atualmente é professor auxiliar da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas:otimização, matemática financeira, educação matemática. (Texto informado pelo autor)






Rúbia Mara de Sousa Lapa Cunha
Doutorado em andamento UFBA/FACED em Educação .Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (1994), mestrado em EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE - PPGEDUC -UNEB - UNEB (2013) e mestrado em procad pelo Instituto de Estudos Avançados - USP (2012)Especialista em Linguísta UEFS,Especialista em Língua Portuguesa IAT-Instituto Anísio Teixeira.. Atualmente é membro representante docente da comissão prae - UNEB CAMPUS IV, pos graduação - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, Membro da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO, professor titular da Universidade do Estado da Bahia, dedicação exclusiva pesquisa - UNEB e coordenação do núcleo de estudos orais-neo - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS -DCH CAMPUS IV. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, assentamento - ruralidades - eja, leiturização-letramento e quilombola, docência e escola rural.Experiencias de Gymnastica em Escolas Normais.Pesquisadora do grupo CORPO/UFBA.Membro do Grupo DIFEBA e do DIVERSO. (Texto informado pelo autor)


Roselita Maria Andrade Ferreira (UNEB)
Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia:Docência e Gestão dos Processos Educativos pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, pós graduanda em Educação do Campo pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB, e pós graduanda em Pedagogia Histórico Crítica pela Universidade Federal da Bahia- UFBA com experiência na área de Ciências humanas, com ênfase em Língua Portuguesa e Redação, atuou como professora-monitora de Redação no programa Universidade Para Todos, vinculada a UNEB. (Texto informado pelo autor)

Informações atuais

Participe da Pesquisa:

Você sabe quais são as atividades culturais mais consumidas pelos estudantes da UNEB? E quais fatores estimulam esse consumo? Para desvendar essas questões, foi lançada uma pesquisa que auxiliará na compreensão do perfil cultural da universidade e do município de Senhor do Bonfim. Divulgue e participe até o dia 10 de dezembro!

Link: http://bit.ly/2M8aI3yconsumocultural


------------------

Inscrições abertas para ouvinte e para submissão de resumo de pesquisa ou de relato de experiência ou de ateliê em 04 de setembro de 2018.

Terceira prorrogação da submissão de resumo, ateliê e fotografias até o dia 09 de novembro de 2018.

Acontecerá:
I ENCONTRO DE CIRCO NA UNIVERSIDADE dias 25, 26 e 27 de setembro de 2018. Participe!

Vem Me Ver 2018 dias 8, 9 e 10 de outubro de 2018. Submissão de trabalho aberta. Participe!