A I
Semana da Educação Matemática do Campus VII da UNEB: Educação Matemática e seus atores e atrizes
curriculantes é um evento promovido pela turma do componente curricular
Metodologia da Pesquisa III, semestre 2018.2, junto com todas as pessoas que cursam e fazem a Licenciatura em
Matemática do Campus VII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), localizada
na cidade de Senhor do Bonfim.
No seu primeiro ano, 2018, a I SEM busca refletir e
expressar ideias a respeito do que poucas pessoas da Universidade Pública
pensaram ou pensam, sobre seres que todos veem, mas não valorizam efetivamente
suas experiências, suas ações, seus processos e seus dispositivos: as atrizes e
atores curriculantes de cada curso de graduação e, quiçá, da Escola. Discutir
sobre esse tema é necessário para valorizar as pessoas que buscam a
Universidade Pública e a Escola para desenvolver habilidades e competências
profissionais, humanas e sociais na perspectiva de transcender e afirmar a
autoria da sua vida.
O evento busca, também, expor a área de conhecimento Educação Matemática, incentivar os e as participantes para atuarem no processo de ensino, de pesquisa e extensão por meio dos valores e suas práxis da Educação Matemática, além de estimular a produção artística, científica, técnica e tecnológica nessa área de conhecimento.
I Semana da Educação Matemática (I SEM) será o território para expressar, dialogar, ensinar e aprender as experiências das atrizes e dos atores curriculantes da Educação Básica e da Educação Superior que aprendem, ensinam e fazem a Educação Matemática Escolar e Universitária. As perspectivas da I SEM, são:
O evento busca, também, expor a área de conhecimento Educação Matemática, incentivar os e as participantes para atuarem no processo de ensino, de pesquisa e extensão por meio dos valores e suas práxis da Educação Matemática, além de estimular a produção artística, científica, técnica e tecnológica nessa área de conhecimento.
I Semana da Educação Matemática (I SEM) será o território para expressar, dialogar, ensinar e aprender as experiências das atrizes e dos atores curriculantes da Educação Básica e da Educação Superior que aprendem, ensinam e fazem a Educação Matemática Escolar e Universitária. As perspectivas da I SEM, são:
- Promover percepções, reflexões, diálogos e
expressões sobre as atrizes e os atores curriculantes da Educação Básica e
da Educação Superior que ensinam, aprendem e fazem a Matemática;
- Desenvolver discussões sobre as configurações das
licenciaturas à formação e ao desenvolvimento da educadora matemática e do educador matemático do Estado da Bahia;
- Promover discussões em torno dos projetos de
Ensino, Pesquisa e Extensão na Educação Matemática entre outras ciências que operam a linguagem da Matemática para seus estudos;
- Analisar e refletir sobre a formação da
educadora matemática e do educador matemático na perspectiva de desenvolverem
impactos sociais, acadêmicos e pessoais;
- Analisar e discutir as perspectivas sobre eventos universitários e suas possíveis produções artísticas, teóricas,
técnicas, tecnológicas e educacionais dos atores e das atrizes curriculantes da
Educação Matemática na busca da formação profissional à
Educação Institucionalizada;
-
A função das atrizes e atores curriculantes nos debates, no ensino, na
pesquisa, na extensão e na reformulação curricular do(a) profissional da
Educação Matemática à Educação Institucionalizada;
- Fazer mais vínculos das experiências entre Escola, Universidade e Comunidade.
Na busca de valorizar todas as produções das pessoas envolvidas na SEM, a mesma busca publicar os resumos, os ateliês e as fotografias com periodicidade anual, escrita em Português junto com a Matemática, com significativa relevância pessoal e coletiva, na perspectiva de contribuir no desenvolvimento do Campus VII da UNEB, do Curso de Licenciatura em Matemática, dos cursos transversais que contribuirão na organização e execução, das pessoas da comunidade e da Educação Básica, já que reuni as atrizes e atores desses territórios nos dias de sua realização.
Até!
- Fazer mais vínculos das experiências entre Escola, Universidade e Comunidade.
Na busca de valorizar todas as produções das pessoas envolvidas na SEM, a mesma busca publicar os resumos, os ateliês e as fotografias com periodicidade anual, escrita em Português junto com a Matemática, com significativa relevância pessoal e coletiva, na perspectiva de contribuir no desenvolvimento do Campus VII da UNEB, do Curso de Licenciatura em Matemática, dos cursos transversais que contribuirão na organização e execução, das pessoas da comunidade e da Educação Básica, já que reuni as atrizes e atores desses territórios nos dias de sua realização.
No período da SEM, são
expostas pesquisas, relatos de experiências e ações de ensino, socializadas nas
modalidades de comunicação oral, pôster e ateliê, além de discussões gerais e
específicas acerca do tema central da SEM, efetivadas através de palestras e
mesas redondas.
Os registros da SEM serão sintetizados por meio de resumos e de ateliês que, após análise e parecer da
Comissão Científica, são organizados no livro de anais digital nesse blog
em dois dias antes da sua execução. Esperamos que você ensine, aprenda e se
sinta feliz participando dessa edição da I Semana da Educação Matemática do
Campus VII da UNEB: Educação Matemática e seus atores e atrizes curriculantes
produzida por nós, eternos aprendentes e curriculantes da Universidade do
Estado da Bahia.
.
.
.
.
.
*Ideia sobre as ações e as transformações das
atrizes e dos atores curriculantes na concepção da Educação Matemática originada pelas
leituras da obra de Roberto Sidnei Macedo.
MACEDO, R. S.
A.. Atos de Currículo e Autonomia Pedagógica: o socioconstrucionismo curricular
em perspectiva. 1ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. v. 1. 175p .