Leiany Liria Queiroz Cunha
Mestranda em Educação pela UFBA/FACED, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2007). Especialista em Metodologia de Ensino para Educação Profissional pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia/UNEB (aguardando certificado). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia. (Texto informado pelo autor)
Rúbia Mara de Sousa Lapa Cunha
Doutorado em andamento UFBA/FACED em Educação. Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (1994), mestrado em EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE - PPGEDUC -UNEB - UNEB (2013) e mestrado em procad pelo Instituto de Estudos Avançados - USP (2012)Especialista em Linguísta UEFS,Especialista em Língua Portuguesa IAT-Instituto Anísio Teixeira.. Atualmente é membro representante docente da comissão prae - UNEB CAMPUS IV, pos graduação - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, Membro da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO, professor titular da Universidade do Estado da Bahia, dedicação exclusiva pesquisa - UNEB e coordenação do núcleo de estudos orais-neo - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS -DCH CAMPUS IV. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, assentamento - ruralidades - eja, leiturização-letramento e quilombola, docência e escola rural.Experiencias de Gymnastica em Escolas Normais.Pesquisadora do grupo CORPO/UFBA.Membro do Grupo DIFEBA e do DIVERSO. (Texto informado pelo autor)
Mestranda em Educação pela UFBA/FACED, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2007). Especialista em Metodologia de Ensino para Educação Profissional pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia/UNEB (aguardando certificado). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia. (Texto informado pelo autor)
Rúbia Mara de Sousa Lapa Cunha
Doutorado em andamento UFBA/FACED em Educação. Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (1994), mestrado em EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE - PPGEDUC -UNEB - UNEB (2013) e mestrado em procad pelo Instituto de Estudos Avançados - USP (2012)Especialista em Linguísta UEFS,Especialista em Língua Portuguesa IAT-Instituto Anísio Teixeira.. Atualmente é membro representante docente da comissão prae - UNEB CAMPUS IV, pos graduação - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, Membro da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO, professor titular da Universidade do Estado da Bahia, dedicação exclusiva pesquisa - UNEB e coordenação do núcleo de estudos orais-neo - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS -DCH CAMPUS IV. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, assentamento - ruralidades - eja, leiturização-letramento e quilombola, docência e escola rural.Experiencias de Gymnastica em Escolas Normais.Pesquisadora do grupo CORPO/UFBA.Membro do Grupo DIFEBA e do DIVERSO. (Texto informado pelo autor)
Enjolras de Oliveira Matos
Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal da Bahia, desde 2016, na Linha de pesquisa: Poéticas & Processos de Encenação com a pesquisa "Memórias em Passos: concepção poética na encenação de O som dos passos de Samuel Beckett". Mestre pelo mesmo programa com a conclusão da dissertação "A falecida: Leituras e releituras da peça de Nelson Rodrigues e do filme de Leon Hirszman", um estudo sobre teatro e cinema, inserido na Linha de pesquisa: Dramaturgia, História & Recepção. Bacharel em Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral pela Escola de Teatro da UFBA. Ator, diretor, professor de teatro, dramaturgo, figurinista, cenógrafo, contador de histórias e pesquisador musical. Atuou em Os Cegos de Michel de Ghederolde, no monólogo Um Amor Conquistado de Clarice Lispector e Por um Triz de Thorton Wilder, entre muitas peças infantis. Trabalha com teatro infantil, onde atua, dirige, escreve e adapta diversas peças, como: Histórias de um rio (texto autoral); Severina e Sebastiana, de André Neves(adaptação); A lagarta, adaptação da história A primavera da lagarta, de Ruth Rocha, O Sítio do Picapau Amarelo - O musical (texto autoral), Romeu e Julieta, adaptação da história Romeu e Julieta, de Ruth Rocha, O Mágico de Oz, de L. Frank Baum, e Gil - Tempo Rei (texto autoral - musical sobre Gilberto Gil), entre outras. Dirigiu Álbum de família, de Nelson Rodrigues, as peças O arquiteto e o imperador da Assíria e Juventude esclarecida, de Fernando Arrabal, O som dos passos (Footfalls), de Samuel Beckett. O som dos passos obteve indicação de melhor atriz para Iami Rebouças e foi a peça de abertura do I Pará em Cenas , no ano de 2004. Co-dirigiu com Sonia Rangel o espetáculo Fragmentos, de Samuel Beckett, com o grupo Os Imaginários, do qual faço parte. O espetáculo bteve o Prêmio do Júri de contribuição artística no 22º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau. Voltei a dirigir com Sonia Rangel, o espetáculo Protocolo Lunar, que recebeu o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz - circulação, com o qual cumpriu uma nova temporada na cidade de Salvador e percorremos com o espetáculo as cidades de Belém, Recife e Vitória da Conquista. Protocolo Lunar, que recebeu o prêmio de melhor iluminação em 2010, retorna em mais duas temporadas na cidade do Salvador. Atuou como diretor de dramaturgia em alguns espetáculos de dança e como assistente de direção em Ulteridades, de Iami Rebouças, entre outros. Atuo como professor de teatro de crianças e adolescentes, desde 2002, em diversos colégios na cidade, como o Colégio Maristas de Salvador e, atualmente, no Colégio Gregor Mendel. (Texto informado pelo autor)
Em processo de articulação com as pessoas...
Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal da Bahia, desde 2016, na Linha de pesquisa: Poéticas & Processos de Encenação com a pesquisa "Memórias em Passos: concepção poética na encenação de O som dos passos de Samuel Beckett". Mestre pelo mesmo programa com a conclusão da dissertação "A falecida: Leituras e releituras da peça de Nelson Rodrigues e do filme de Leon Hirszman", um estudo sobre teatro e cinema, inserido na Linha de pesquisa: Dramaturgia, História & Recepção. Bacharel em Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral pela Escola de Teatro da UFBA. Ator, diretor, professor de teatro, dramaturgo, figurinista, cenógrafo, contador de histórias e pesquisador musical. Atuou em Os Cegos de Michel de Ghederolde, no monólogo Um Amor Conquistado de Clarice Lispector e Por um Triz de Thorton Wilder, entre muitas peças infantis. Trabalha com teatro infantil, onde atua, dirige, escreve e adapta diversas peças, como: Histórias de um rio (texto autoral); Severina e Sebastiana, de André Neves(adaptação); A lagarta, adaptação da história A primavera da lagarta, de Ruth Rocha, O Sítio do Picapau Amarelo - O musical (texto autoral), Romeu e Julieta, adaptação da história Romeu e Julieta, de Ruth Rocha, O Mágico de Oz, de L. Frank Baum, e Gil - Tempo Rei (texto autoral - musical sobre Gilberto Gil), entre outras. Dirigiu Álbum de família, de Nelson Rodrigues, as peças O arquiteto e o imperador da Assíria e Juventude esclarecida, de Fernando Arrabal, O som dos passos (Footfalls), de Samuel Beckett. O som dos passos obteve indicação de melhor atriz para Iami Rebouças e foi a peça de abertura do I Pará em Cenas , no ano de 2004. Co-dirigiu com Sonia Rangel o espetáculo Fragmentos, de Samuel Beckett, com o grupo Os Imaginários, do qual faço parte. O espetáculo bteve o Prêmio do Júri de contribuição artística no 22º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau. Voltei a dirigir com Sonia Rangel, o espetáculo Protocolo Lunar, que recebeu o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz - circulação, com o qual cumpriu uma nova temporada na cidade de Salvador e percorremos com o espetáculo as cidades de Belém, Recife e Vitória da Conquista. Protocolo Lunar, que recebeu o prêmio de melhor iluminação em 2010, retorna em mais duas temporadas na cidade do Salvador. Atuou como diretor de dramaturgia em alguns espetáculos de dança e como assistente de direção em Ulteridades, de Iami Rebouças, entre outros. Atuo como professor de teatro de crianças e adolescentes, desde 2002, em diversos colégios na cidade, como o Colégio Maristas de Salvador e, atualmente, no Colégio Gregor Mendel. (Texto informado pelo autor)
Em processo de articulação com as pessoas...